quarta-feira, 18 de abril de 2007

Evangelismo




No cristianismo, Evangelismo é o sistema, baseado em princípios e métodos apresentados no Novo Testamento, pelo qual se comunica o Evangelho de Cristo a todo pecador sob a liderança e poder do Espírito Santo. A mensagem do Evangelho e a persuasão do Espírito Santo faz com que o pecador aceite Cristo como seu Salvador Pessoal e se torne também um seguidor (discípulo) de Cristo.
O discípulo, por ação do
Espírito Santo, deve divulgar o Evangelho e aguardar a volta de Cristo em comunhão com uma igreja através do batismo e da celebração da Santa Ceia.
O Evangelismo, em função de sua complexidade, é a arte de fazer discípulos
D. T. Niles formulou as seguintes definições:
Evangelismo é a missão suprema da Igreja.
Evangelismo é fazer a Palavra de Deus chegar ao conhecimento do povo.
Evangelismo é a Igreja que vai.
Evangelismo é a Igreja que segue.
Evangelismo é a Igreja que ataca.
Evangelismo é compartilhar Cristo a toda e qualquer pessoa; através da palavra falada ou escrita.
Evangelismo é comunicar as ações redentoras de Deus ao homem.
Evangelismo é proclamar as boas notícias, deixando os resultados absolutamente nas mãos de Deus.

Os Cinco Pontos do Evangelismo
1 - Levar o pecador a convencer-se que pecador.

2 - Levar o pecador a convencer-se de sua triste condição como pecador.

3 - Mostrar a providência de Deus para a sua salvação.

4 - Levar o pecador a compreender o que precisa fazer para ser salvo.
5 - Mostrar ao pecador o que Deus faz com aqueles que satisfazem os requisitos divinos para a sua salvação:
Deus perdoa o pecador;
Deus regenera o pecador;
Deus justifica o pecador;
Deus dá vida eterna ao pecador.

Origem
O Anglicanismo tem origem na chegada do cristianismo às Ilhas Britânicas.
A Igreja Anglicana foi o resultado inicial do corte de relações com a Igreja Católica Romana no reinado de Henrique VIII de Inglaterra, através do Ato de Supremacia de 1534. Depois, no reinado de Maria I, regressa à Igreja Católica Romana, com o decreto da reunião, mas separa-se outra vez com a Excomunhão da raínha Isabel I de Inglaterra. Assim o Cristianismo estatal inglês nacionalizou-se, recebendo uma influência doutrinária do Calvinismo, mas retendo a liturgia e organização católica. A reforma Anglicana teve apoio da nobreza e a burguesia mercantilista.
Só a uma maneira de combatermos ou pelo menos restringirmos o crescimento das seitas. Esta maneira é a preventiva, ou seja: “CHEGUE ANTES DELAS” através do evangelismo pessoal, o que muitos chamam de corpo a corpo, de casa em casa e termos semelhantes...

Se retrocedermos a historia e formos parar no período apostólico, verificaremos que a igreja primitiva usava a alavanca do evangelismo pessoal como método natural de crescimento. Naquela época, não havia aviões, televisão, radio, Internet ou quaisquer meios modernos e rápidos de comunicação, mas o escritor apostólico registrava que: “... a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, cresciam cada vez mais.”. Mas como se não havia todos estes recursos discriminados acima? Simplesmente porque eles usaram o evangelismo pessoal.

Infelizmente esse método que se constitui no maior segredo de ganharmos almas, esta sendo usado pelas seitas, para espalharem seu falso evangelho nos lares de nossos vizinhos, parentes e amigos.

Nenhum comentário: